quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pita e Molho Shoarma

Olá!
Desde já peço mil desculpas por não ter vindo comentar as vossas cozinhas, acontece que apesar de ter muito trabalho, subitamente e sem nenhuma razão ou motivo aparentes, uma profunda tristeza se apoderou de mim...não entendo o porquê de tal sucedido. Tento encontrar algo em que possa justificar o porquê de tanta tristeza mas não encontro uma razão lógica...

Peço desculpa por tal desabafo, quem me conhece bem, sabe que não sou pessoa para lamurias, sempre fui e irei continuar a ser uma pessoa alegre, bem disposta, divertida, sempre com um sorriso nos lábios mas de momento simplesmente não consigo ir buscar essa felicidade...

Por vezes torna-se mais fácil exprimir os nossos sentimentos escrevendo algumas palavras, ao invés de desabafar com a família ou amigos mais próximos (falo por mim)...talvez porque não me conheçam desta foma e por estar sempre bem disposta não tenho vontade de o demonstrar e talvez me ajude escrever um pouco...não sei...conto que este sentimento passe bem depressa porque abomino tais pensamentos negativos...

Meninas desculpem este desabafo, mais uma vez...prometo que virei visitar os vossos cantinhos com mais alegria muito em breve...

Bom, a receita que deixo hoje na minha cozinha foi inspirada no blog da querida Nárwen e mais uma vez só vos posso garantir que esta receita é absolutamente indiscritível, o tempero desta carne é magnífico, a carne fica tão macia e a mistura das especiarias deixa um sabor bastante exótico mas muito suave, adorei!!

O molho é muito saboroso, só fiz uma alteração coloquei salsa em vez de cebolinho, pois não tinha :(

Um beijinho a todas!!






A receita parece complicada, mas é bem simples de fazer ;) são só especiarias, basta pegar nos frasquinhos todos e temperar a carne, muito fácil ;)

Receita de Pita Shoarma - Israel

Desde a primeira vez que provei Pita Shoarma que queria imenso fazê-la em casa, mas não encontrava nenhuma receita que me parecesse ser a verdadeira, nenhuma das que lia pareciam ser Israelitas, eram todas demasiado portuguesas... até que um dia descobri uma receita muito interessante, tão interessante que, pelos ingredientes, me lembrava aquele saborzinho especial de uma boa Pita Shoarma. Experimentei e... era mesmo aquilo, igualzinha, saborosa, deliciosa...

Ingredientes:

  • Cominhos em pó
  • Coentros em pó
  • Alho em pó
  • Açafrão em pó
  • Gengibre em pó
  • Pimenta preta em pó
  • Paprika em pó (ou pimentão-doce/colorau)
  • Cravinho em pó
  • Pimenta de cayenne em pó (ou piripiri)
  • Canela em pó
  • 1 colher de sopa sumo de limão
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 0,5 Kg de carne (eu usei porco)
  • 1 alface pequena em juliana
  • 6-8 pães pita (à venda em qualquer hipermercado)
  • 1 colher de sopa de banha de porco
  • Sal q.b.
  • Molho de alho (aconselho a marca Heinz mas o melhor é Molho Shoarma caseiro)

    Preparação da mistura de especiarias:

    Num recipiente junte os ingredientes que se encontram abaixo e misture-os muito bem com uma colherzinha.
    A quantidade de especiarias que vai render dará para duplicar a receita de Pita Shoarma.
    Se não utilizar tudo guarde a mistura de especiarias num frasquinho para usar da próxima vez.

    • 1 colher de sopa de cominhos em pó
    • 1 colher de sopa de coentros em pó
    • 1 colher de sopa de alho em pó
    • 1 colher de chá de açafrão em pó
    • 1 colher de chá de gengibre em pó
    • 1 colher de chá de pimenta preta em pó
    • 1/2 colher de chá de paprica em pó
    • 1/2 colher de chá de cravinho em pó
    • 1/2 colher de chá de pimenta de cayenne em pó
    • 1/2 colher de chá de canela em pó
    Preparação da Carne e do Shoarma:

    1. Corte a carne em cubinhos (na foto em cortei em tirinhas porque estava com pressa, mas não façam como eu porque se for cortada em cubos pequeninos ficam com muito mais sabor), se a carne estiver um pouco congelada ainda é muito mais fácil de cortar ou pode comprar carne para strogonoff que é mais prático.
    Após isso feito, coloque a carne num recipiente largo, colocando 2 colheres de sopa do preparado de especiarias que foi previamente reservado, 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sumo de limão.
    Envolva a carne muito bem no preparado de sumo de limão e óleo.
    Coloque o recipiente dentro do frigorífico, tapando-o (usei película aderente) e deixando-o lá 24h para que a carne tome gosto (sim, tem de ser mesmo 24 horas senão o sabor não será o mesmo).

    2. Após as 24 horas retira-se a carne do frigorífico e tempera-se com sal e picante (se quiserem, eu não ponho porque sem ele já fica um pouco picante) a gosto.
    Coloca-se 1 colher de banha de porco bem cheia numa frigideira e deixa-se derreter a banha em lume brando, sem deixar a mesma aquecer demais.
    Coloca-se a carne e deixa-se em lume brando, a cozinhar.
    Paralelamente, lavam-se 4 a 5 folhas de alface, escorre-se e enxagua-se muito bem.
    De seguida, corta-se as folhas em juliana. Reservar.
    Quando a carne começar a querer fritar, desliga-se o lume.

    3. Pegue no pão pita e coloque-o na torradeira um minuto, abra-o com cuidado e coloque alternadamente uma porção da alface em juliana, o molho de alho (ou o molho shoarma
    Acompanha-se com batatas fritas aos palitos, se quiserem.




    Receita de Molho Shoarma - Israel

    Aqui está o molho shoarma, também conhecido como molho de alho (mas que não são a mesma coisa).
    Este molho é usado para muitos pratos Israelitas, tais como o Pita Shoarma (receita está
    aqui), ou simplesmente para usar em saladas.
    Ingredientes:

    • 6 colheres de sopa de maionese
    • 8 colheres de sopa de natas
    • 1/2 colher de sopa de cebolinho seco
    • 1/2 colher de sopa de salsa em pó
    • 4 colheres de chá de sumo de limão
    • 2/3 colheres de chá de alho em pó
    • água (conforme a consistência que desejar- não uso porque gosto dele bem cremoso)
    Preparação:

    Num recipiente coloque as natas com o sumo de limão e aguarde 15 minutos ou até que estas talhem, isto preparado irá transformar-se em natas azedas (sour cream).
    À parte misture os restantes ingredientes e quando as natas estiverem no ponto adicione-as também.
    A água deve ser adicionada conforme a consistência que desejar (ás vezes eu adiciono um pouco mais de natas em vez de água).
    Entretanto, mexa muito bem o molho com uma vara de arames, e prove para que saiba se é necessários ajustar os ingredientes (caso queira um sabor mais intenso a alho ou a limão adicione mais mais um pouco destes ingredientes).
    Quanto ao sabor ligeiramente picante deste molho está ao encargo do cebolinho portanto deve colocar mais ou menos consoante o seu gosto pessoal (se houver um descuido e achar que está demasiado picante basta adicionar mais natas que suavizará).
    Como este molho tem tendência a ficar ainda mais saboroso com o passar das horas, aconselho que o façam com algumas horas de antecedência (pode guardá-lo no frigorífico como um molho de compra).


    Bom Apetite!


    Vim deixar uma flor para todas ;)

    27 comentários:

    1. Sandra, espero que se vá rápido embora esse sentimento triste.
      Também me considero uma pessoa alegre, bem disposta mas às vezes também me batem à porta esses sentimentos vindos sei lá de onde (ou às vezes são vindo de tudo).
      Temos que nos levantar e afogar as mágoas na cozinha, em passeios, a ler, a escrever... sim, é tão fácil escrever, mais fácil do que falar com alguém.
      Quanto à receita, tens aí um belo motivo para te pores para cima! Beijinhos

      ResponderEliminar
    2. Sandra, infelizmente nem sempre o nosso estado de espírito é como queremos, como eu te entendo!
      O importante é reconhecer quando não estamos nos melhores dias e tentar melhorar e encarar o dia-a-dia com outro olhar. Espero que muito em breve o consigas fazer como é costume.

      Beijinho!

      ResponderEliminar
    3. Esse sentimento é passageiro vais ver, mas se precisares de falar ou desabafar podes contar comigo, é só enviares um mail que eu respondo.

      Quanto a esta receita podes crer que este fim de semana vou fazer tanto a carne como o molho, porque tal como tu andava há procura de uma receita quer da carne quer do molho!!!

      Bjokas e força miuda,
      Rita

      ResponderEliminar
    4. Tenho que falar ...

      Dá próxima vez não esquece ...

      de me convidar para um lanchinho desses tá ....

      abraço
      Daniel Deywes
      http://feitonahora.blogspot.com

      ResponderEliminar
    5. ahhh

      amei a combinação de especiarias, deve ser um sabor e tanto ...

      ResponderEliminar
    6. Sandrinha, fantásticos as duas receitas, devem ser super saborosos. Gosto de molhos diferentes e repletos assim de especiarias dão um toque único ao prato. Adorei.
      Amiga querida, logo que lhe conheci percebi que vc é uma pessoa super alegre, sorridente e sempre de bem com a vida, essas fases inexplicáveis que acontecem conosco é normal, são os hormonios que mexem com a gente,mudanças que se dão pelo nosso corpo, logo vai passar acredite. Só não se deixe abater por elas, e nem as deixe te vencer, vc é bonita, tem uma familia que a ama, e tenho certeza que se pensar bem, encontrará em algum deles, alguém para desabafar, não segure isso sozinha, desabafe com alguém que esteja ao seu lado, isso vai te fazer muito bem, e te ajudará a levantar-se e entender que tudo não passa de uma fase ruim em nossas vidas.Espero sinceramente que vc se recupere logo e volte sorridente como sempre foi. Bjos querida. Fique com Deus.

      ResponderEliminar
    7. OBRIGADA PELAS FLORES MINHA LINDA!
      SANDRINHA QUERIDA ESPERO QUE ESSA TRISTEZA PASSE LOGO, NÃO FIQUE TRISTE, VC É LINDA E AMADA ESTAMOS AQUI TORCENDO POR VOCÊ!
      SUAS RECEITAS SÃO MARAVILHOSAS,HUMMMMMMM, QUE COISA TÃO BOA!

      BJS........

      ResponderEliminar
    8. Sandrinha, sei bem como é isso, do nada bate aquela tristeza e não sabemos nem explicar o porque.
      Mas eu tenho uma dica para te dar, pelo menos funciona comigo...pegue uma receita de algo que você goste muito e vá para a cozinha prepará-la, mas antes coloque para tocar no som aquele cd que vc curte, pronto mãos a obra, cante, dance e depois de pronto se delicie com prazer daquilo que fez especialmente para vc, se a tristeza foi por nada, ela irá embora rapidinho... mas se tiver algum motivo, recolha-se, feche os olhos e reze pedindo a Deus que lhe ilumine, mostrando a melhor solução, ele nunca falha!
      Espero que ao ler esse comentário você já esteja melhor, um grande abraço querida!

      ResponderEliminar
    9. Obrigada a todas pelas vossas palavras de força, de carinho e amizade. São muito importantes para mim neste momento, do fundo do coração...
      OBRIGADA!

      ResponderEliminar
    10. Sandra espero que essa tristeza passe logo...ás vezes também me sinto assim...
      Bela sugestão, que aspecto!
      Obrigado pela flor, beijinhos.

      ResponderEliminar
    11. Sandra Querida,
      Todos nós temos esses dias triste.Sem motivo aparente.Mas, de repente e com a força dos amigos a gente começa a melhorar e se sentir melhor.TUdo passa, esse é o grande consolo.
      E , nunca esqueça que "depois da tempestade bem a bonanza".
      Bj e melhoras,
      Lylia

      ResponderEliminar
    12. Então rapariga, toca lá a animar que a vida não permite essas coisas.
      Mas como te entendo Sandra, também tenho tantos dias assim amiga mas depois ponho-me a penar naaa toca mas é a animar que tens os filhos e o marido para cuidar. São eles a minha força e a minha alegria...O importante é mesmo não nos entregarmos a esse sentimento e conseguir dar a volta. É issO que te desejo e que recuperes a tua boa energia, simpatia e ...ALEGRIA!!!

      BEIJOKAS DOCES COM AMIZADE!

      ResponderEliminar
    13. Sandrinha, nem sempre há motivos para estarmos tristes... eu também ando um pouco em baixo, gostava muito de ser mamã, tento há 3 anos e nada, tenho feito tantos exames e nada... enfim, começo a deixar-me ir abaixo... mas temos de conseguir ultrapassar os obstáculos com que nos deparamos.
      Beijinhos e força!

      ResponderEliminar
    14. Nem sempre podemos estar alegres, mesmo sem razão, mas há que pensar que melhores dias virão e o sol sorrirá. Força! E ânimo! E que bela comidinha que nos mostras hoje, bem spicy e aromática.
      Um beijinho.

      ResponderEliminar
    15. Acho que não é possível estar sempre alegre, nem mesmo as pessoas alegres e positas. Há momentos e momentos. Vais ver que vais voltar a ser com sempre. Dá tempo ao tempo e não percas a força.

      p.s. Adorei a receita. Os temperos da carne são excelentes.

      Beijinhos

      ResponderEliminar
    16. Obrigada pelas flores, são lindas!
      Sandrinha por vezes sentimo-nos tristes sem uma razão aparente, mas por muitas razões escondidas, nem nós nos apercebemos delas na loucura do nosso dia a dia, querida por vezes são distúrbios hormonais passageiros.
      Desejo que amanhã acordes com outra disposição.
      Gostei muito da ementa de hoje , uma maravilha,
      beijocas.

      ResponderEliminar
    17. querida amiga fiquei ainda mais triste por saber que nao sou so eu que ando assim pois estas semanas tb nao estam a ser muito boas pois o meu marido vai ser operado a semana que vem e tenho ando muito triste com medo que o que possa se passar mas por ti espero que passe rapido essa tristeza ok pois es muito forte disso tenho a certza a tua receita esta hummm beijinhos e muita coraguem força

      ResponderEliminar
    18. Nem sempre podemos andar alegres, mas a tristeza também não faz bem a ninguem. Espero que isso passe rapidamente e voltes com receitas como esta que eu adoro e não tinha nenhuma receita.
      Vou testar em breve.
      Um beijinho

      ResponderEliminar
    19. Sandra,

      Espero que a tristeza passe rápido e muita força.

      Adorei a receita , bjs

      ResponderEliminar
    20. Muito Obrigada pela sua visita ao meu blog.
      Desculpe só responder agora mas fiquei sem Internet por uns dias.
      Realmente a tarte ficou bastante boa. Não sei se já experimentou mas de qualquer modo deveria experimentar.

      Um Beijinho
      Augusta

      ResponderEliminar
    21. Sandrinha como eu te compreendo, de facto não conseguimos evitar estas mudanças, a tristeza instala-se mas não sabemos porque, são fases da vida mas que passam acredita e em breve vais estar ai de bom humor a comer os meus bolos todos sua gulosa :) :)

      E esta receitinha já me pôs de cabelos em pé adoro Pita shoarma.

      Beijinho grande

      ResponderEliminar
    22. Olá!

      Passei por aqui hoje só para dar um sorriso que possa mostrar o quanto desejo que fiques melhor!
      Nem sempre sabemos porque estamos mais tristes, mas de facto há dias assim! Espero que passe depressa e quanto aos desabafos, é também para isso que servem estes nossos cantinhos.

      Adorei a receita e fiquei cheia de vontade de fazer!

      Bjs

      ResponderEliminar
    23. Que receita deliciosa...
      Quanto a tristeza...vai passar, pois a alegria é maior, com certeza!
      Bj,
      Marcela.

      ResponderEliminar
    24. Espero que a tristeza passe rápido!

      Adorei a receita, estava mesmo à procura de uma receita destas!! ;)

      ResponderEliminar
    25. Olá Doce Sandrinha,
      Compreendo perfeitamente como te estás a sentir, existem momentos que sem sabermos porquê ficamos tristes... :(
      Olha já sabes que eu tou sempre aqui para tudo e que não dispenso ver o teu sorrisinho lindo e contagiante.
      Por aqui as coisas tb andam azaradas, roubaram a carrinha ao pai do meu Sarinho e no dia a seguir a avó dele faleceu. Mas temos que andar pra frente e contrariarmos os maus pensamentos.
      Hoje é sexta feira, vai-te divertir e esquecer um bocado.
      Beijocas linda.

      ResponderEliminar
    26. Sandrinha, vi somente agora seu desabafo e quero deixar aqui meus votos que vc fique bem logo! Mas entendo que as vezes a gente precisa de momentos assim. Afinal, a alegria não seria tão boa sem o conhecimento da tristeza! Precisamos dos dois... um grande beijo

      ResponderEliminar
    27. que delícia de receita!!!!

      parabens pelo blog!!! adorei!!!

      quando der, dá uma passadinha no meu cantinho!!

      www.cozinhando-a-dois.blogspot.com

      ResponderEliminar

    Olá a todos!
    Aproveito para agradecer a vossa passagem pelo meu recanto.
    As vossas mensagens são muito importantes para mim!
    Espero que desfrutem deste pequeno espaço!
    Um grande beijinho